Centro de Apoio à Pessoa em Luto

terça-feira, 26 de maio de 2009

A importância das pequenas batalhas



Nenhuma grande guerra se ganha, se não se der a verdadeira importância ás pequenas batalhas.

De facto quando entramos num processo de luto, começamos a depararmo-nos com uma grande guerra....e tal como todas as tempestades e guerras, chegam sem avisar!

Entramos talvez, na grande guerra da nossa vida, a guerra que temos de fazer contra nós mesmos, a guerra onde o nosso grande e poderoso inimigo somos nós próprios, o nosso passado, os nossos medos e angústias, os nossos projectos futuros, a maneira como viviamos no passado, e a grande nostalgia de termos a consciência de já não sermos a pessoas que fomos.

Embebidos no nosso sofrimento, começamos a quebrar...cada dia, deixa de ser um dia; e passa simplesmente a ser um dia a preto e branco, cada vez que acordamos, passa a ser uma batalha porque pensamos que é dificil acordar; cada vez que vamos para a rua passa a ser uma pequena batalha porque é dificil recordar, cada vez que voltamos para casa é uma grande batalha porque é muito dificil chorar......

De início começamos a perder todas as pequenas e grandes batalhas; e começamos a ficar “afundados” nas nossas magoas, recordações, ansiedades, angústias, ilusões; depois, porque o sofrimento fica mais intenso, ficamos cansados, por vezes deprimidos, muitas vezes sem esperança, e demasiadas vezes sentimo-nos sozinhos e incompreendidos.

É já nesta altura que a vida para nós deixa de ser vivida existencialmente e significativamente e passa a ser apenas um esforço de sobrevivência.
É ja nesta altura que além de sofrer por aquele/a que perdi, sofro também por me estar a perder dentro do milagre singular que é a existencia humana. É ja nesta altura em que além de sofrer pela perda, sofro também por não saber sofrer e lutar.

Amigos e amigas, num processo de luto sofre-se muito intensamente, e é por isso que cada um de nós tem de fazer a sua parte; levantar a cabeça e lutar as suas pequenas batalhas; pois são essas que são verdadeiramente importantes para podermos emergir novamente para a vida.
Quando nos levantamos temos de travar logo a nossa primeira batalha para nos levantarmos bem!!! Com energia, com esperança, com fé, com projectos...e mesmo se acordarmos menos bem....pois a batalha será ainda maior, pois temos a oportunidade de mudar, ficando mais bem dispostos, fazendo um esforço genuíno; pois é importante sofrer, mas também é deveras importante não deixar de viver.

Falando mais claramente, aquilo que quero dizer com o travar as nossas pequenas batalhas; estou a referir-me a não nos deixarmos abater pelo cansaço do sofrimento, estou a referir-me a fazer um esforço por estar com outras pessoas que me são significativas, estou a referir-me claramente em não nos deixar afundarmos no nosso próprio sofrimento, em não cair na armadilha da perda e sugar o significado da nossa própria existência.

Estou a referir-me claramente para lutarmos....e lutarmos porque quem teve de ir, gostaria que lutassemos; e lutarmos, porque mesmo cansados e sem força se optarmos, podemos dar luta e ganhar esta pequena grande batalha.

Estou a referir-me claramente em sermos fortes, mesmo quando estamos fracos, estou a referir-me a ter esperança mesmo quando perdemos a fé, estou a referir-me em criar um novo projecto de vida, mesmo quando estavamos satisfeitos com o que tinhamos, estou a referir-me para claramente erguermos a nossa cabeça, e olharmos para a luz adormecida que há em nós.

Estou a referir-me claramente que é tão importante aquilo que podemos alcançar como aquilo que já alcançamos; estou a referir-me que é tão importante a pessoa que eu era, como a pessoa em que me estou a tornar, estou a referir-me que é tão importante sofrer como é lutar.

Com muito respeito e ternura por todos, gostaria que não deixem de lutar por vocês mesmos, pela vossa vida, por tudo aquilo que poderão alcançar, por tudo aquilo que poderão viver, por todas as pessoas que poderão ajudar, por tudo aquilo que ainda poderão fazer, por todos os projectos que poderão alcançar, por todos os sentimentos que poderão construir; mas acima de tudo por todas as vossas recordações que somente vivem porque voces existem!

Há certas batalhas que percisam de ser travadas mesmo à partida sabendo que as vamos perder, o importante é ganhar a guerra, é voltar a viver e para isso temos de parar de sofrer!!! Boa sorte nas vossas pequenas batalhas.

Que o sofrimento da vida, faça-me entender o significado da minha existência.

2 comentários:

Dolores disse...

Quando surge uma mudança na nossa vida que não estamos à espera, quando há uma queda muito grande, é dificil, mas temos que reaprender a viver...subindo degrau a degrau...e acreditem vale a pena o esforço em cada "pequena batalha". Estarmos permanentemente a lamentarmo-nos nada faremos por Nós, não resolveremos assim os nossos problemas antes pelo contrário estaremos a os aumentar ainda mais. Sei que não é fácil voltar a ACREDITAR mas aos poucos conseguiremos.Forçaaaaaaaaa!

Ana Diogo disse...

"De que me adianta temer o que já aconteceu? O tempo do medo já aconteceu, agora, começa o tempo da esperança..." (Paulo Coleho) O mais dificil é encontrar a fé, mas quando acreditamos em nós próprios passamos não só a lutar pela vida como a conviver com a beleza que nos rodeia e a recordar a beleza que ainda faz parte de nós mas partiu...