Centro de Apoio à Pessoa em Luto

terça-feira, 5 de maio de 2009

Fluxo vital

Na vida estamos sempre a lidar com perdas. Algumas são naturais e orgânicas, enquanto outras são extremamente significativas e dolorosas, na medida em que representam uma grande ausência. Esta dor psíquica, pode ser arrasadora, situacional, frequente e reincidente. Lidar com ela requer a reorganização dos “nossos objectos internos”, a mudança dos nossos paradigmas e a aceitação da nossa própria vulnerabilidade.
Algumas perdas são elaboradas com maior facilidade, como a reparação de uma noite de sono bem dormida, enquanto noutras temos de “reparar” o nosso ego até que este esteja livre para se vincular a novas figuras significativas.
Lidar com a morte pode ser desconfortável, mas muitas vezes é inevitável encará-la. Não há como ignorá-la, deixá-la fora dos nossos projectos de vida, pois esta acompanha-nos a todo instante em cada perda.

A cada segundo as nossas células morrem e renovam-se, a nossa memória aos poucos vai-se esvaindo e recebendo novas informações, e, nas nossas relações, temos perdas e ganhos emocionais.
Enfim, tudo é um fluxo constante, perdas e ganhos, chegadas e partidas, encontros e despedidas, não podemos deter isto, mas como disse Chaplin:
“A vida é maravilhosa quando não se tem medo dela”, ainda que o medo seja uma faceta dela. E como uma experiência dolorosa pode ser uma experiência de vida no sentido de maturidade, de modo a extrair dela um ganho, opto por finalizar com uma frase de Nietzsche:

“O que não provoca a minha morte faz com que eu fique mais forte”.

Sem comentários: