Centro de Apoio à Pessoa em Luto

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Hoje é Domingo

Vários patamares de gostares assaltam-me nesta hora este grupo de partículas aglomeradas no todo do meu cérebro. Que perfeição esta, esta bomba biológica! A desordem faz parte também…temos de apreende-la para, em peças de puzzle, criarmos a nossa ordem orientadora e possuidora de sentido.

Projecto o meu existir pouco a pouco naquilo que venho descoberto ter uma pertinência estrondosa no acumular de dias com mais ou menos sentido. Somos invariavelmente seres de e em relação. Gostamos de pessoas e queremos gostá-las…gostamos de ser gostados e de fazer continuar esse tal gostar, como se dele se depreendesse algum amor-próprio.

Não existem protótipos relacionais, não existem fórmulas mágicas nem tão pouco perfeições relacionais. No fundo, o grande problema, desconheço se será mesmo um problema ou um desconforto, será quando assistimos ao saber que podemos perder as pessoas de quem depositamos o nosso gostar.

Antecipamos a perda, para sabermos encarar-lhe num futuro ténue, mesmo sabendo que nunca saberemos fazê-lo. Antecipamos e antecipamos. Vivemos num aqui meio acolá que é preciso ter consciência para desfraldarmos o devir inevitável para o perene.

Aos poucos, no avançar dos dias, vou me deparando com este nosso lado que, apesar de tudo, nos faz saborear os momentos.
A felicidade é isso mesmo, pelo menos para mim o é, … momentos mais ou menos breves que passamos a querer reproduzir, ou, pelo menos, voltar a sentir o que sentimos num tal momento significativo, sentir a intensidade do que sentimos.
Bloqueio de repente num idoso homem a ler o seu jornal… a ler os dias que outrora já teve…sempre ocupados, sempre a serem projectados num amanhã que agora chegou. Parece querer dar alguma forma ao fluxo existencial que lhe corre no seu ser…Diz baixinho para a empregada que quando morrer já não poderá beber café!! Antecipa-se à cruel paragem do projecto sempre inacabado! Projecto-me inevitavelmente nele e tento aniquilar tal projecção, como se não quisesse encará-la. Sempre a andar mais que as pernas, diria alguém importante…mas no fundo é um eu que corre sem mim, um eu que corre com todos nós.
A tarde está harmoniosa. Pego na “Cura de Schopenhauer” e leio, pela incontável vez, o que gostaria, no fundo, de deixar-vos hoje :

"(…) Grande parte da graça da vida perde-se se nunca tirarmos os nossos mecanismos de protecção e partilharmos a alegria. Porquê correr para a porta de saída antes da hora do fecho? (…)".

Yalom, I. (2006) in A cura de Schopenhauer

Amanhã é segunda-feira!


Até sempre.

André Viegas

Sem comentários: