Centro de Apoio à Pessoa em Luto

segunda-feira, 27 de abril de 2009

o mundo dos adultos...

Quando somos crianças, tudo o que nos rodeia é maravilhoso, a simplicidade com que conseguimos lidar com os "nossos problemas" é espantosa. As nossas principias preocupações centram-se essencialmente na brincadeira ou no jogo para o dia seguinte, (não quero por nada generalizar este raciocionio a todas as crianças, pois todos temos consciência que infeliezmente nem todas as crianças têm a possibilidade ou a sorte de crescer num ambiente familar estavél, saudável e harmonioso).

À medida que vamos crescendo estes "nossos problemas", por variadissimas razões vão-se tornando mais complexos, à medida que vamos tendo conciência de nós enquanto pessoa adulta, apercebemo-nos das nossas fragilidades e quão dificil é saber lidar com inúmeras situações imprevistas, devagarinho, vamos descobrindo que nosso bem estar e o bem estar daqueles que mais amamos a todos os nivéis não depende exclusivamente da nossa vontade...

A partir destas conclusões ou destes raciocionios, muitas vezes surgem os medos, as inseguranças, as fobias...

Através de toda a nossa experiência de vida e de tudo aquilo que vamos aprendendo com os outros e com tudo o que nos rodeia, aprendemos a adaptarmo-nos às novas situações que vão surgindo ao longo da vida, sejam estas boas ou más, podemos ter medo, mas não devemos deixar que ele nos vença ou se apodere de nós e consequentemente não nos deixe seguir em frente.

Na minha opinião um dos truques para combater estes "problemas do mundo dos adultos" consiste em saber aceitar o que o futuro nos reserva com serenidade e interiorizar o pensamento "EU VOU SER CAPAZ DE CONTINUAR A MINHA CAMINHADA!!"

Sem comentários: